O sensual, de uma forma só nossa

O sensual, de uma forma só nossa

domingo, 13 de novembro de 2011

LIBERDADE

Liberdade.Todos a cantam. Todos  com ela sonham.Todos a exaltam, ou por ela lutam.Todos? Não. Nesse mesmo momento, mentes-urubu, com sede de almas e sangue, forjam seus ataques àqueles, desprevenidos, que estão sonhandoa  vida-liberdade, aprisionando-os em seu ser catastrófico.
Liberdade conta a história da humanidade. E a palavra, íntegra em sua essência, vai inchando com significados parasitas que tolhem qualquer ritual para vivê-la., com seus anseios hipnóticos.

Aqui, alguns conceitos de liberdade:.

"Liberdade, igualdade, fraternidade." (Divisa da Revolução Francesa)

"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela. (G.B.Shaw)

"O mundo inteiro aspira à liberdade e, no entanto, cada criatura é apaixonada por suas correntes. Esse é o primeiro paradoxo e o nó inextricável de nossa natureza." (SHir Aurobindo)

"Quando uma vez a liberdade explodiu numa alma de homem, os deuses nada mais puderam fazer contra esse homem." (Sartre)

"As melhores coisas sobre liberdade têm sido escritas no cárcere." (Sofocleto)

"Tenho encontrado homens e mulheres que orgulhosamente proclamam a  LIBERDADE DE SEREM ESCRAVOS DE SEUS VÍCIOS." (Hermógenes)

"Evidentemente o pensamento não é livre; se proferir certas opiniões, torna-se impossível encontrar um ganha-pão." (Bertrand Russel),

"Quem primeiro pensou que a liberdade e a igualdade podiam encontrar-se era um idiota ou um charlatão; a igualdade está longe de concordar com a liberdade, que a exclui." (Marquês de Custine)

"Liberdade. Contanto que eu não fale em meus escritos nem da autoridade, nem do culto, nem da política, nem da moral, nem das pessoas de boa  situação, nem dos corpos que têm prestígio, nem de ópera, nem dos demais espetáculos, nem de ninguém que esteja ligado a qualquer coisa, posso imprimir tudo livremente, sob a inspeção de dois ou três censores." (Beaumarchais)

"Se o homem nasceu livre, deve governar-se; se ele tem tiranos, há de destroná-los."  (Voltaire)

"O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado." ( Rousseau)

"Homem livre é aquele que  não tem escravos." ( Nicole Vedrès)

"Também não sou um homem livre. Mas muito poucos estiveram tão perto." (Millôr Fernandes)

Para encerrar:
"Liberdade é uma dessas palavras detestáveis, que têm mais valor que sentido: que cantam mais do que falam; que perguntam mais do que respondem; dessas palavras ótimas para a controvérsia, a dialética, a eloquência; tão apropriada aos fins de frases que desencadeiam trovões." (Paul Valéry)

Após todos estes conceitos, deduz-se que a época o define, isto é, o homem na sua época.

Não me arrisco a dar um conceito desta palavra, já que conceito é feito de palavras. Assim, nesta semana, vou definir para mim seu significado. Se a vivo. Se com ela eu me engano. Ou se é só uma meta.
Mas sei reconhecer se uma pessoa não é livre. Se é uma mente-urubu com sede de almas e de sangue, porque não  a tem  e bebe sua essência,  roubando-a dos outros. Disso quase todos nós sabemos.

Continua no próximo artigo. É um assunto fascinante.

Um comentário:

Maique disse...

"Liberdade"
A liberdade é minha religião, liberdade das mãos e da mente - no pensar e no trabalhar. Liberdade é uma palavra odiada pelos reis e amaldiçoada pelos papas. É uma palavra que despedaça tronos e altares - que deixa a coroa sem súditos e as mãos estendidas da superstição sem esmolas. Liberdade é a conseqüência, o fruto da justiça, o perfume da clemência. Liberdade é a semente e o solo, o ar e a luz, o orvalho e a chuva do progresso, o amor e a alegria. Robert G. Ingersoll.